Home / Sec. de Saúde / Secretaria de Saúde realiza capacitação com Profissionais da Saúde do município.

A Secretaria Municipal de Saúde junto com a Prefeitura Municipal de São José dos Ramos, realizaram na manhã da quinta-feira,18, uma capacitação com profissionais da Saúde, sobre o novo modelo de financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS) que busca ampliar o acesso da população aos serviços de saúde para garantir a universalidade do SUS.

O Foco é atende as necessidades e prioridades epidemiológicas, demográficas, socieconômicas e especiais, entre outras. Isso será estimulado por meio do componente de capitação ponderadas, que considera as diferenças características da população cadastrada e as particularidades dos territórios de acordo com a classificação geográfica do IBGE, assim proporcionando equidade na forma de transferência dos recursos ao município.

A proposta também visa melhorar a qualidade da APS na medida em que tem como um de seus pilares a valorização do trabalho das equipes e serviços para o alcance de resultado em saúde (componente e pagamento por desempenho), além de incentivar avanços na capacidade instalada (informatização) e na qualidade da atenção (residencias).

O novo modelo de financiamento de custeio da APS trata-se de um modelo misto composto pelos seguintes componentes: Capacitação ponderada, pagamento por desempenho e incentivo para ações estratégias.

O que é Capacitação Ponderada: Considera a população cadastrada nas equipes de saúde da Família (eSF) e equipes de Atenção Primária (eAPB), e atribui critérios de ponderação e equidade de acordo com a vulnerabilidade socieconômica, com ajuste demográfico que contempla as faixas etárias com maiores necessidade

A Capacitação teve a Participação do Secretario de Saúde, Vital Leopoldino, Coordenadora de Imunização, Laziana Fernanda, Cláudio Roberto, Coordenador de Programa do SUS e Jocemar, Coordenador.